Notícias


Símbolo de Acessibilidade na Web
Corticeira Amorim e PT Inovação ganham 5ª. Edição do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer | Lisboa, 9 de maio de 2012 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Corticeira Amorim e a Portugal Telecom (PT) Inovação são os vencedores ex-aequo da 5ª. Edição do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer, com os produtos Corksorb e Optical Network Terminal (ONT), respetivamente.

No 9.º Encontro Nacional de Inovação, a decorrer na Culturgest, em Lisboa, 9 de maio de 2012

 

 

A Corticeira Amorim e a Portugal Telecom (PT) Inovação são os vencedores ex-aequo do

da 5ª. Edição do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer

 

 

 

A Corticeira Amorim e a Portugal Telecom (PT) Inovação são os vencedores ex-aequo da 5ª. Edição do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer, com os produtos Corksorb e Optical Network Terminal (ONT), respetivamente.



O produto inovador da Corticeira Amorim é uma gama de absorventes, produzidos a partir de cortiça para a utilização em derrames de óleo e hidrocarbonetos, com uma capacidade de absorção nove vezes superior aos absorventes minerais habitualmente usados em derrames industriais, que pode ser utilizada em derrames em ambientes marítimos.

Já o equipamento da PT Inovação é um terminal para redes de acesso de fibra ótica - semelhante ao conceito de modem ADSL - com uma largura de banda até 2,5 gigabites/segundo, que disponibiliza serviços de voz, dados e vídeo (triple play), com um dos mais baixos consumos energéticos do mercado.



O júri da 5.ª Edição do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer atribuiu ainda uma menção honrosa à metalomecânica Adira com o GreenBender, um equipamento para quinagem de chapa, que de forma rápida e silenciosa, processa peças de grandes dimensões com alta precisão.

No 9.º Encontro Nacional de Inovação, a decorrer na Culturgest, em Lisboa, que contou com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, foram também distinguidas as universidades do Porto e do Minho no 1º. Concurso Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo, no qual foram convidados a participar os 16 estabelecimentos de ensino superior que integram o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

A Universidade do Porto e a Universidade do Minho foram distinguidas na categoria 'Estratégias de Comercialização de Tecnologias' e na categoria 'Estratégias de Fomento do Empreendedorismo', respetivamente.

A COTEC Portugal apresentou hoje uma nova ferramenta da Plataforma Colaborar.COTEC, a PTec, que é uma bolsa de 'startups' tecnológicas desenvolvida, em conjunto com a Caixa Capital, com o objetivo de dar visibilidade a "empresas nacionais promissoras".

"Coloca um conjunto de empresas tecnológicas inovadoras para poderem dialogar com as PME e com as grandes empresas, o que é indispensável para poderem crescer", explicou Alfredo Antas Teles, presidente da comissão executiva da Caixa Capital.

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, foi constituída em abril de 2003, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com a missão de promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país.

Desde o início da sua atividade que o cargo de presidente da Assembleia-Geral tem sido exercido pelo Presidente da República.

 

Fonte: OJE | 2012-05-09